Podas de árvores

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Podas de árvores

É o corte ou retirada de alguns galhos da copa, com fins bastante específicos. Veja alguns exemplos.

Poda de limpeza:
É a retirada de galhos secos/mortos. Também deve ser realizada a retirada de plantas parasitas (erva de passarinho, por exemplo), que a longo prazo, poderiam levar o vegetal à morte.

Poda de emergência:
Empregada para remover partes da árvore que colocam em risco a integridade física das pessoas e do patrimônio público ou particular, tais como galhos quebrados, secos, mortos, apodrecidos, rachados, lascados, desequilibrados, frágeis, etc.

Poda de adequação:
É empregada para solucionar ou amenizar conflitos entre os equipamentos urbanos e as árvores. Alguns exemplos são, afastamento predial, galhos projetados sobre telhados, cercas elétricas, afastamento de postes de iluminação, levantamento de copa para liberar a passagem de pedestres e veículos, etc.

Corte de árvores:
Consiste no corte raso, ou seja, a remoção total de um vegetal. Este procedimento poderá ser autorizado pelo órgão ambiental competente quando comprovadamente, por meio de laudo técnico, existirem danos ao patrimônio, risco à vida de pessoas ou risco de queda do vegetal. Em tais casos, o corte do vegetal poderá ser autorizado mediante compensação vegetal, que será definida pelo órgão ambiental durante a avaliação do laudo técnico.

Cada município tem seu próprio regramento quanto às autorizações para corte e poda de árvores. Mas, geralmente, para realizar a poda de galhos ou a retirada total de uma árvore, é necessária a autorização do órgão ambiental competente. E, na maioria dos casos, é solicitado um laudo emitido por profissional habilitado a fim de
indicar o manejo a ser dado ao vegetal em questão.

A geotrópico atua na elaboração e execução de laudos ambientais referentes a identificação, transplante, compensação, supressão e poda da vegetação urbana, de forma a adequar ​as necessidades da população com a preservação ambiental.

Ver