Inglês Chinês
Como Gerar Créditos de Carbono?

Você sabia que qualquer empresa ou produtor rural que execute projetos de redução das emissões de carbono pode gerar e comercializar seus créditos de carbono?

A geração de um crédito de carbono se dá a cada tonelada de carbono (Ton/Co2Eq) que deixa de ser emitida ou é capturada da atmosfera. A redução das emissões de carbono é viabilizada por meio da execução de projetos certificados que diminuem, evitam ou removem os gases do efeito estufa da atmosfera.

Quantas toneladas de carbono são emitidas por hectare?

Dependendo a situação da propriedade e o bioma que se encontra, varia esta estimativa, para isso é necessário realizar um estudo ambiental da propriedade, realizando um cálculo de estoque de carbono da área, e sua adicionalidade anual.

Quais são as etapas para elaborar um projeto?

As etapas para geração de créditos de carbono no mercado voluntário são bastante rigorosas, passando por diversas fases para elaboração do projeto, começando pelo registro, sua validação, verificação e certificação. Além do monitoramento recorrente.

Qual a diferença entre o mercado voluntário e o mercado regulado?

O mercado regulado tem uma exigência por lei, de redução de emissões, no qual é imposta por um órgão nomeado pelo governo. O mercado voluntário vem de iniciativas socioambientais, onde empresas, instituições, ONGs ou até mesmo os cidadãos que buscam reduzir sua pegada de carbono

Qual mercado opera no Brasil?

Atualmente, o Brasil ainda não tem regulação. O mercado que opera aqui é o voluntário. A maioria das demanda por créditos vem de empresas estrangeiras, em especial as que possuem mercado regulado também no seu país.
No Brasil, temos projetos principalmente do setor de florestas naturais, em especial projetos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), que se especifica a desmatamento evitado.

Existe um limite mínimo do tamanho da área para realizar projetos?

Atualmente se considera um projetio viável economicamete com áreas florestais acima de 10.000 hectares. Este tamanho de área possui mais condições de serem viáveis para a geração e comercialização dos créditos.

Qual a importância dos créditos de carbono?

Diminuição dos gases de efeito estufa, desempenhando um papel essencial contra mudanças climáticas.

Quais são os requisitos para produzir créditos de carbono em meio a conservação florestal?

Para que sua propriedade possa gerar créditos de carbono por meio da conservação florestal, se faz necessário, ainda, o preenchimento de alguns requisitos: cobertura florestal, documentação da propriedade legal (matrícula do imóvel) e desenvolvimento do projeto de viabilidade para emissão de créditos de carbono.

Quem compra os Créditos de Carbono?

A aquisição de créditos de carbono permite, que as empresas alcancem suas metas de descarbonização, ao mesmo tempo em que contribuem com projetos que capturam, absorvem ou evitam emissões de carbono, o que impacta positivamente sobre a população local e a sua biodiversidade.
Sempre que uma empresa decide compensar suas emissões por meio da compra de créditos de carbono, ela não somente alcança uma meta expressante, mas também promove e colabora com o desenvolvimento de novos projetos com alto efeito ambiental e social.

Quantas árvores são necessárias para 1 tonelada de Co2?

Segundo estudos, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono a cada 7 árvores, nos seus primeiros 20 anos de idade.

Quais os benefícios relacionados aos créditos de carbono?

Redução da poluição, conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, melhorias na qualidade do ar e na saúde humana, oportunidades de emprego, desenvolvimento de comunidades sustentáveis, acesso à energia e fontes limpas.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Geotrópico geotropico.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×