Equipe Técnica da Geotrópico participa dos estudos de Meio Biótico da primeira usina de energia solar do Rio Grande do Sul

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O município de Uruguaiana deverá contar com a primeira usina de energia solar, licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Segundo informação publicada pelo Governo do Estado, o primeiro pedido de licença para a instalação de um empreendimento, que vai gerar energia a partir da luz solar, foi aprovado pela Fepam. A empresa mineira Solargrid Autogeração, será a responsável pela construção da usina.

A transformação de energia solar se destaca como uma das opções mais importantes do ponto de vista ambiental, por tratar-se de uma fonte de energia limpa, renovável e abundante. Sua competitividade vem crescendo em relação a outras fontes de energia e o Rio Grande do Sul oferece condições naturais excelentes para a sua viabilização.

Essa é a primeira vez na história que a Fepam, emite um licenciamento de energia solar. O motivo está relacionado à dimensão da obra, já que o empreendimento pretende ocupar uma área de 12 hectares. Além da geração de energia limpa, esse tipo de empreendimento movimenta a economia do Estado e deve influenciar positivamente na economia de Uruguaiana.

A empresa de Consultoria Ambiental Geotrópico foi a responsável pelos estudos de Meio Biótico na área onde será instalada a usina de energia solar, contribuindo para a obtenção da Licença Prévia (LP), assim como realizou os estudos para solicitação da Licença de Instalação (LI).

Ver